Resumo
Marketing na Igreja...
Algumas pessoas ficam horrozidas só de ouvir isto.
Outras não conhecem o que seja.
E outras sabem que precisam de algo parecido ou similar mas não sabem como.
O que fizemos neste livro, foi trazer a linguagem e os conceitos de marketing para o linguajar simples e fácil, aplicando as técnicas de Marketing mais básicas para a Escola Bíblica, que utilizamos como exemplo.
Aqui você encontra um Plano de Marketing completo para a Escola Bíblica, lugar onde esta ferramenta com certeza é mais útil dentro das igrejas evangélicas.
1. Marketing - Administração do Dpto Educacional.................... 3
Quem Faz............................................................................................................... 3
Propósito.............................................................................................................. 3
Anexo 1.................................................................................................................. 4
Setores e Departamentos abrangidos pelo Marketing.............................. 4
2. Marketing - Conceitos............................................................................... 5
3. Setores do Marketing................................................................................. 6
4. Gerência de Ensino.......................................................................................... 8
4.1. Plus.................................................................................................................... 8
4.2. A Marca.......................................................................................................... 9
4.3. Logotipo........................................................................................................ 10
4.4. A Imagem...................................................................................................... 10
4.5. Merchadising............................................................................................. 11
4.6. Previsão do Número de Alunos, Salas e Departamentos.............................................................................................. 11
5. Pesquisa e Análise Educacional........................................................... 11
5.1. Etapas da Pesquisa............................................................................... 12
5.2. Questionário.............................................................................................. 12
5.3. Etapas na Elaboração do Questionário................................... 12
5.4. Conclusão.................................................................................................... 12
5.5. Questionário (um exemplo)............................................................... 14
6. Propaganda...................................................................................................... 17
6.1. Conceito....................................................................................................... 17
6.2. Não é o mesmo que Publicidade....................................................... 17
6.3. Brain................................................................................................................ 17
6.4. Mídia............................................................................................................... 18
6.5. Verba.............................................................................................................. 18
6.6. Tipo de Propaganda.............................................................................. 18
6.6.1. Institucional - Educativa..................................................................... 18
6.6.2. Promocional - Agressiva..................................................................... 18
6.7. Conclusão................................................................................................... 19
7. Passos para a Criação de Plano de Marketing......................... 20
A - ALUNOS........................................................................................................... 20
B - CONCORRÊNCIA............................................................................................. 20
C - PROPAGANDA................................................................................................ 21
8. Outras Idéias.................................................................................................... 22
Exemplos de Marketing para a Escola Bíblica............................ 22
Bom Estudo !!